Informações sobre a oferta formativa.
DIVULGAÇÃO

Preparar os alunos para o século XXI.
Exclusivo para os docentes do Agrupamento de Escolas de Vimioso
ACD
3.0 horas
e-learning
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Ensinar aos alunos as competências do século XXI reveste-se de grande importância, na medida em que devem estar preparados para um mundo interligado e em rápida transformação. Estas competências abrangem o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração e a criatividade, pilares fundamentais para o ...
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Ref. 277C50T01 Inscrições abertas até 08-07-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CDCP42-2025
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 3.0 horas
Início: 10-07-2025
Fim: 10-07-2025
Regime: e-learning
Local: em regime on-line
Formador
José Gil Branco Lopes
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Exclusivo para formandos dos Agrupamentos associados ao CFAE
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Agrupamento de Escolas de Vimioso/CFAE Bragança Norte
Enquadramento
Ensinar aos alunos as competências do século XXI reveste-se de grande importância, na medida em que devem estar preparados para um mundo interligado e em rápida transformação. Estas competências abrangem o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração e a criatividade, pilares fundamentais para o sucesso para o dinamismo do mundo atual. Numa era marcada pela abundância de informação e pelos avanços tecnológicos, os alunos devem ser dotados da capacidade de analisar, sintetizar e aplicar os conhecimentos de uma forma crítica. Além disso, fomentar a criatividade capacita os alunos de um pensamento crítico e inovador, capaz de enfrentar os desafios e oportunidades de um futuro em constante mudança. Ensinar as competências do século XXI é formar cidadão adaptáveis, resilientes e empáticos, capazes de prosperar num mundo em constante evolução. Estas competências são a chave para maximizarem o seu potencial e para se tornarem cidadãos do mundo informados, empenhados e responsáveis. Esta formação pretende analisar parâmetros chave para formação dos estudantes num século repleto de mudanças. O primeiro prende-se com a necessidade de existência de uma segurança psicológica e de um ambiente inclusivo dentro da sala de aula onde os alunos se sintam seguros para errar, partilhar ideias e expressar-se sem medo. Os docentes, ao construírem uma abertura onde os estudantes não sintam receio em expor as suas vulnerabilidades, promovem a confiança e a participação ativa dos mesmos, favorecendo a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento social e emocional. A seguinte fase tem como objetivo compreender as fases pelas quais as turmas e grupos de trabalho passam analisando o Modelo de Tuckman. Reconhecer estas fases permite intervir pedagogicamente para clarificar objetivos, resolver conflitos e reforçar normas. Um dos parâmetros fundamentais detém-se com a necessidade de integrar as competências globais da OCDE (investigar o mundo, reconhecer perspetivas, comunicar ideias, tomar ações) na prática docente prepara os alunos para um mundo interconectado e multicultural. Desenvolver pensamento crítico, empatia e responsabilidade cívica nas aulas promove cidadãos conscientes, capazes de atuar em contextos diversos, alinhando-se com os objetivos de educação para a cidadania global da UNESCO. O seguinte parâmetro a analisar é a necessidade de ensinar os alunos a adotar diferentes perspetivas, a fomentar a empatia, a comunicação eficaz e a redução do pensamento de grupo. Estas competências são essenciais para a gestão de conflitos e para criar um clima escolar positivo, onde o diálogo e a compreensão mútua prevalecem. No contexto de ensino-aprendizagem também é necessário por parte do docente promover uma cultura de reflexão crítica e inclusão. Ao incentivar a autorreflexão e a procura de múltiplas perspetivas, combate-se o viés e promove-se uma comunicação mais justa e eficaz entre alunos e entre alunos e professores. Um dos parâmetros fundamentais para preparar os estudantes para o século XXI, é a necessidade de fomentar um pensamento crítico, a resolução de problemas e a comunicação. Estas competências essenciais são fundamentais para preparar os alunos para desafios complexos e para o mercado de trabalho. A prática docente deve incorporar estratégias como debates, aprendizagem baseada em projetos e exercícios de comunicação para desenvolver estas capacidades de forma integrada e significativa. Outro fator importante é a necessidade de construir relações de confiança com os alunos com o objetivo de aumentar a sua motivação e o envolvimento. O uso de feedback construtivo permite melhorar o desempenho e a autorregulação dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem positivo e colaborativo. Outra necessidade para o futuro é a incorporação de práticas que normalizem o fracasso, construam comunidades de apoio e desenvolvam competências emocionais fortalece a capacidade de adaptação e bem-estar, essenciais para o sucesso escolar e pessoal. Os últimos parâmetros, são práticas pedagógicas que procuram potenciar as competências dos alunos: as abordagens interdisciplinares e a utilização de tecnologia. As abordagens interdisciplinares facilitam a conexão entre disciplinas, promovendo uma aprendizagem mais profunda e significativa. O ensino interdisciplinar, prepara os alunos para enfrentar problemas reais com pensamento crítico e colaboração, refletindo a complexidade do mundo atual. A utilização de tecnologia, nomeada utilização de ferramentas de IA na prática docente apoia a colaboração, o pensamento crítico e a comunicação, tornando a aprendizagem mais interativa, personalizada e alinhada com as exigências do século XXI.
Objetivos
- Compreender as competências necessárias para enfrentar o século XXI. - Aumentar a capacidade de promover o pensamento crítico, a resolução de problemas, a comunicação, a colaboração e a criatividade entre os alunos através de metodologias inovadoras. - Aprendizagem da aplicação de ferramentas e estratégias práticas para integrar as competências do século XXI no currículo e na prática quotidiana da sala de aula. - Promover a compreensão dos desafios globais, com o objetivo de preparar os alunos para se tornarem cidadãos do mundo, informados, responsáveis e ativos.
Conteúdos
Segurança psicológica; gestão da dinâmica de turma; competências globais e educação para a cidadania global; resolução de conflitos em contexto escolar; preconceitos e inclusão; pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação no século XXI; a construção de relações e de um feedback construtivo; as abordagens interdisciplinares; o uso da tecnologia para potenciar as competências.
Metodologias
A ACD seguirá uma metodologia essencialmente expositiva - Palestra.
Modelo
A avaliação da ação será feita pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-07-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
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Viagem pelo património linguístico e cultural da Galiza
Exclusivo para os docentes do Agrupamento de Escolas de Mogadouro
ACD
6.0 horas
Presencial
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Conhecer, fomentar e assegurar o reconhecimento, respeito e valorização do património cultural material e imaterial na sociedade, em particular através de programas educativos, de sensibilização e difusão de informações junto do público, nomeadamente dos jovens, é um dos desideratos da Convenção para a ...
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Ref. 275C49T01 Inscrições abertas até 09-07-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CDCP40-2025
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 6.0 horas
Início: 11-07-2025
Fim: 12-07-2025
Regime: Presencial
Local: em Allariz, Vigo, O Grove, Santiago de Compostela.
Formador
José Maria Guilherme Preto
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Exclusivo para formandos dos Agrupamentos associados ao CFAE
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Agrupamento de Escolas de Mogadouro
Enquadramento
Conhecer, fomentar e assegurar o reconhecimento, respeito e valorização do património cultural material e imaterial na sociedade, em particular através de programas educativos, de sensibilização e difusão de informações junto do público, nomeadamente dos jovens, é um dos desideratos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, considera-se relevante a necessidade de reforçar a consciencialização das gerações jovens, para a importância do património cultural imaterial e sua salvaguarda. Cabe à Escola, no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania, desenvolver ações que se constituam como exemplo de boas práticas educativas para o conhecimento e valorização do património cultural imaterial. Para o efeito, é premente que a própria Escola proporcione ao seu corpo docente os conhecimentos e ferramentas que lhes permitam desenvolver atividades junto dos seus alunos, visando o conhecimento, reconhecimento, respeito e valorização do património. Com esta ACD, o Agrupamento de Escolas de Mogadouro, através da vivência in loco, pretende dar a conhecer aos seus docentes o património imaterial e cultural da região denominada “Gallaecia” inculcado através dos romanos e posteriores eventos históricos e que apresenta uma expressiva presença em todo o território do país que é atualmente Portugal, assim como noutras partes do mundo. Na ACD organizada para o conhecimento do património material e imaterial comum entre Portugal e a Galiza coloca-se o enfoque na língua, nas tradições e nas vivências do quotidiano: provérbios, lendas e narrativas, os ritos de passagem, o património religioso e outros, procurando estabelecer pontos comuns de um património identitário, a trabalhar no âmbito da Educação para a Cidadania, explorando a temática da cidadania e a importância da democracia na base da construção europeia. A abordagem de conteúdos que permitem o enriquecimento linguístico e cultural e a aquisição de conhecimentos, tendo em vista a inculcação, nas aulas de Educação para a Cidadania, da ideia de que a construção europeia se concretiza no conhecimento, no respeito pela diferença e pela diversidade, princípio elementar da democracia
Objetivos
- Dar a conhecer o património material, imaterial e cultural da Galiza - Fomentar e assegurar o reconhecimento e valorização do património cultural como marca identitária, material e imaterial, dos povos. - Reforçar o papel dos professores na consciencialização dos jovens para a importância do património cultural imaterial e sua salvaguarda. - Sensibilizar os professores para a importância da exploração, em sala de aula, da temática da construção europeia, baseada no respeito pela diversidade e pela diferença, como garante da democracia. - Promover boas práticas educativas para o conhecimento e valorização do património cultural material e imaterial. - Fomentar o convívio, a cidadania e o enriquecimento pessoal e social, respeitando regras e critérios de atuação e de convivência em contextos diversos.
Conteúdos
- Allariz, conjunto Histórico, Artístico e Social. - O casco antigo de Vigo: património cultural, artístico, arquitetónico e etnográfico. - O Grove: património natural, cultural e etnográfico. - Santiago de Compostela: património religioso, cultural e arquitetónico. - Lendas, provérbios e linguagem oral de comunicação.
Metodologias
A ação terá uma metodologia de jornada com visita aos locais estudados.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-07-2025 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 12-07-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
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A Expressão Dramática como ferramenta para a docência: contributos para o Desenho Universal para a Aprendizagem e Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
A turma será constituída, no máximo, por 24 formandos (sempre em número par).
Curso
25.0 horas
Presencial
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) constitui uma abordagem de ensino que visa maximizar as oportunidades de aprendizagem para todos os alunos. É assente na antecipação e valorização da diversidade de alunos em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno, ...
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Ref. 274C48T01 Inscrições abertas até 15-07-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-135419/25
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 22-07-2025
Fim: 24-07-2025
Regime: Presencial
Local: no Agrupamento de Escolas Miguel Torga
Formador
Maria Joana de Melo Ferreira Félix
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte
Enquadramento
O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) constitui uma abordagem de ensino que visa maximizar as oportunidades de aprendizagem para todos os alunos. É assente na antecipação e valorização da diversidade de alunos em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno, e a opções variadas de ensino que permitam atender às necessidades de todos os alunos. Numa perspetiva de desenvolvimento global e integrado, em consonância com as diferentes Áreas de Competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), a utilização de ferramentas no âmbito da Expressão Dramática vem ao encontro desta abordagem, permitindo identificar e eliminar barreiras à aprendizagem, criando um ambiente propício e, consequentemente, facilitando o desenvolvimento das áreas de competência do PASEO.
Objetivos
Dotar os docentes de ferramentas de trabalho transversais a todas as áreas disciplinares que os auxiliem na abordagem DUA, utilizando a expressão individual e do grupo enquanto comunicação mobilizadora da afetividade, das emoções e do comportamento social, e promovendo o desenvolvimento harmónico do indivíduo como ser social e cooperante. Identificar as barreiras à aprendizagem mais comuns e encontrar soluções para as transpor. Desenvolver estratégias dentro dos três princípios orientadores da ação pedagógica em que o DUA assenta (múltiplas opções de envolvimento, representação e expressão/ação) que permitam aos docentes aprofundar o conhecimento sobre cada um dos alunos e organizar o seu processo de ensino em consonância com a diversidade existente.
Conteúdos
1. O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) (2h) 1.1. Contextualização 1.2. Áreas de competências 2. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) (2h) 2.1. Princípios orientadores da ação pedagógica 2.2. Barreiras à aprendizagem 3. A Expressão Dramática como ferramenta para a docência (2h) 4. Experimentação e exploração de exercícios (prática e reflexão) (9h) 5. Construção de propostas de trabalho em grupo (6h) 6. Apresentação de trabalhos (3h) 7. Reflexão final (1h)
Metodologias
Esta ação de formação terá uma duração de 25 horas, na modalidade presencial ou, em alternativa, na E-Learning (online). As sessões serão essencialmente teórico-práticas e práticas. Serão utilizados os métodos expositivo, interrogativo e ativo, recorrendo às seguintes metodologias: dinâmica de grupo; debate; exposição oral; trabalho cooperativo; trabalho individual; reflexão e descoberta. Pretende-se criar um contexto de aprendizagem em que cada formando seja convidado a analisar e refletir sobre a sua área científica e a prática com as suas turmas.
Avaliação
A avaliação obedecerá aos critérios estabelecidos pelo Centro de Formação, de acordo com orientações emanadas do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Será de carácter quantitativo, na escala de 1 a 10 valores. Trabalho de grupo a definir com os formandos. Elaboração de um documento final de reflexão individual sobre a experiência pessoal decorrente da participação na ação e implicações na sua prática letiva.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um formulário on-line
Bibliografia
https://plataforma.dge.mec.pt/mod/page/view.php?id=5950https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf200 Exercícios e jogos para o ator e não-ator Augusto Boal, Ed. Civilização Brasileira, 201710X10 Ensaios entre Arte e Educação Coletânea, Ed. Gulbenkian Descobrir, 2017Decreto-Lei 55/2018 (DL55)
Observações
A turma será constituída, no máximo, por 24 formandos (sempre em número par).
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-07-2025 (Terça-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 22-07-2025 (Terça-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 23-07-2025 (Quarta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 23-07-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 19:00 | 5:00 | Presencial |
5 | 24-07-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 24-07-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
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I Encontro da Rede Intermunicipal das Bibliotecas das Terras de Trás-os-Montes: os novos desafios do trabalho em rede – contributos das Bibliotecas Públicas
ACD
6.0 horas
Presencial
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Ação, com a duração de 6 (seis) horas, realizada, em Bragança, no Auditório Paulo Quintela, nos dias 12 e 13 de setembro de 2025.
A atividade é promovida pela Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIMTTM), através da Rede Intermunicipal das Bibliotecas das Terras de Trás-os-Montes, ...
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Ref. 276D01T01 Inscrições abertas até 09-09-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CDCP41-2025
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 6.0 horas
Início: 12-09-2025
Fim: 13-09-2025
Regime: Presencial
Local: Auditório Paulo Quintela, Bragança
Formador
Tatiana Teniz
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIMTTM)/Rede Intermunicipal das Bibliotecas das Terras de Trás-os-Montes/CFAE Bragança Norte
Enquadramento
Ação, com a duração de 6 (seis) horas, realizada, em Bragança, no Auditório Paulo Quintela, nos dias 12 e 13 de setembro de 2025. A atividade é promovida pela Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIMTTM), através da Rede Intermunicipal das Bibliotecas das Terras de Trás-os-Montes, constituída por 8 (oito) Bibliotecas Municipais: Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé, Biblioteca Municipal de Bragança, Biblioteca Municipal A.M. Pires Cabral (Macedo de Cavaleiros), Biblioteca Municipal de Miranda do Douro, Biblioteca Municipal Sarmento Pimentel (Mirandela), Biblioteca Municipal Trindade Coelho (Mogadouro), Biblioteca Municipal de Vila Flor e Biblioteca Municipal Norberto Lopes (Vimioso). Encontro, nacional e internacional, para profissionais da área da educação, onde serão abordados temas de relevância, para docentes, sobre diversos temas ligados à sua atividade profissional, nomeadamente ao nível da educação para a cidadania, da literacia informática e abordagens metodológicas na educação. Pretende-se, então, que o mesmo se constitua como um momento privilegiado de acesso à informação, à formação e à aprendizagem, a partir da troca de experiências e partilha de boas práticas, com diversos momentos de reflexão. Assim sendo, o vasto programa contempla a realização de diversos painéis de discussão, com oradores convidados de renome nacional e internacional, a apresentação de projetos reconhecidos como boas práticas. Paralelamente, o evento contempla, ainda, um programa social que visa apresentar e dar a conhecer as Terras de Trás os Montes a nível cultural, etnográfico, gastronómico.
Objetivos
- Afirmar o papel informativo e formativo das Bibliotecas. - Desenvolver hábitos de frequência das Bibliotecas para aceder, de forma livre e democrática, à informação e à cultura. - Informar e formar os/as docentes sobre temas diversos ligados à sua atividade profissional. - Proporcionar momentos de reflexão, de formação, de aprendizagem e discussão, com momentos de partilha(s) e troca de experiências, sobre práticas atuais e desafios colocados a esta classe profissional.
Conteúdos
- Bibliotecas: a experiência do trabalho em rede - Desinformação e bem-estar no mundo digital. - Os novos desafios da IA: contributos e mais-valias. - Partilha de boas práticas.
Metodologias
A ACD assume a metodologia de Encontro, com a apresentação de comunicações e a partilha de práticas.
Modelo
A avaliação será feita pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-09-2025 (Sexta-feira) | 11:00 - 12:30 | 1:30 | Presencial |
2 | 12-09-2025 (Sexta-feira) | 15:00 - 17:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 13-09-2025 (Sábado) | 10:00 - 12:00 | 2:00 | Presencial |
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